Cachos de feltro


Materiais necessários:

Feltro,
Gomaflor (Florbras),
Palitos para churrasco,
Secador de cabelo,
tesoura e
cola quente.

Como fazer?

Corte tiras de feltro na quantidade e medidas desejadas. Eu cortei 8 tiras de 0,5 x 25 cm aproximadamente.


Com o auxílio de um pinguinho de cole quente, cole a pontinha da fita em uma das extremidades do palito.


Enrole a toda a tira de feltro pelo palito. No final, cole a pontinha do feltro para que ele não se solte do palito.


Mergulhe o palito dentro do frasco de Gomaflor. Para agilizar, eu mergulho quatro palitos de uma só vez.


Retire os palitos do frasco e seque-os com o secador de cabelo. 


Quando o feltro estiver bem seco, desenrole a fita do palito.


Ao desenrolar, o cachinho fica bem estreito, como o segundo cacho da foto abaixo.

 

Para o tamanho da boneca que costumo fazer (34 cm aproximadamente), eu prefiro que o cacho fique mais largo, como o primeiro da foto acima. E para obter esse resultado eu costumo modelar o cacho no meu dedo mesmo. Basta enrolar o cacho no dedo, desenrolar e pronto!


Corte as pontinhas dos cachos para eliminar a marquinha da cola quente.


E os cachinhos estão prontos para serem usados nas suas bonequinhas!!


Testei o produto também em uma tira de fita de cetim e em uma tira de linha para crochê e o resultado foi ótimo para ambas.


Importante salientar que o Gomaflor deixa o tecido (ou fita/linha) mais rígido, mais durinho, embora continue maleável. Segue fotos dos cachinhos que fiz com o produto:





Até mais!!